Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de março de 2013

ATITUDES ESSENCIAIS AO SE JOGAR XADREZ

1) Respeite seu adversário.

2) Jogue com gosto e sem excessiva auto-crítica (ela inibe seu verdadeiro potencial quando em excesso).

3) Não converse durante o jogo.

4) Jamais permita a você e ao seu adversário voltar lance ou deixar de jogar/tomar peça tocada. Obs.: Tocou, Jogou, exceto se for pedido com licença para arrumar as peças, ou for lance impossível.

5) Não limite sua imaginação e criatividade, solte-se. Procure lances inesperados/surpresas, principalmente quando em situação de inferioridade posicional. Caso não encontre, procure uma defesa que possibilite ou prepare um contra-ataque.

6) Na abertura, desenvolva rapidamente suas peças, no sentido do domínio do centro e casas estratégicas, em cada abertura/defesa, de acordo com um plano definido.

7) Não retarde o Roque por motivos injustificados.

8) Antes de efetuar seu lance, identifique quais casas você debilita em sua posição e se esta debilidade é permanente ou temporária.

9) Identifique os alvos da posição do adversário, o principal alvo é o Rei, mas o caminho que leva até ele, passa por casas fracas, peças desprotegidas, xeques intermediários, peças sobrecarregadas de funções, falta de coordenação entre as peças, etc.

10) Para não perder uma partida, devemos, pelo menos, igualar ou vencer na abertura, igualar ou vencer no meio-jogo e igualar ou vencer no final. Uma fase prepara a outra, e, como são contínuas, não convém arriscar ou desestabilizar a posição sem motivos justificáveis, sob o ponto de vista técnico ou psicológico.

11) Não deixe que a euforia da possível vitória que se avizinha ofusque a sua lucidez. Muitos erros são cometidos quando a vitória está batendo a sua porta. Não esqueça que o instinto de sobrevivência e contra-ataques do seu adversário estará aguçado ao limite nestas circunstâncias.

12) Nunca é tarde demais para abandonar uma partida. Enquanto houver um fio de esperança, um tema justificável, continue jogando. Muitas vezes há oportunidades sutis nas posições mais desesperadoras. Levante, olhe a sua volta e, após, veja a posição com novos olhos. Se mesmo assim não encontrou nada em seu favor, então, e somente então, cumprimente o adversário num respeitoso abandono.

13) Cuidado com as jogadas "naturais" e "automáticas". Muitas partidas são perdidas devido ao reflexo condicionado ao que elas geram.

14) Aprenda a reconcentrar-se na partida, a tornar ter a visão total da posição e a revisar a análise, antes de efetuar seus lances, principalmente em posições complexas e/ou críticas.

15) Acredite em você, todos os que já foram ou são vencedores e campeões foram mortais como você. Todos foram principiantes, tiveram seus momentos felizes, momentos de dúvidas, de tristezas, de recuperação e, principalmente de superação. Associando a intensa prática, treinamento, repetição, ação e suor. Se luziram em momentos memoráveis, para seus países e para nossa história humana, foi graças à associação do trabalho, dedicação, talento, espírito de luta e muita vontade de vencer. Nisto, e somente nisto, devemos apreciá-los e praticar sistematicamente e com orientação profissional, as diversas atividades desportivas/competições que nos agradem, no nível de proficiência que estiver ao nosso alcance em termos de interesse, tempo e aptidões naturais.

16) Anote suas partidas, mesmo as amistosas (o fato das partidas serem anotadas muito contribui para a disseminação do xadrez) analise-as com senso crítico. Estude aberturas, meio-jogo e finais. Procure entender as idéias, princípios e dinâmica das posições típicas. Não perca oportunidades de participar e assistir jogos oficiais nos clubes, bem como de participar e assistir palestras/debates sobre xadrez.

17) Procure jogar com enxadristas de diversas forças e estilos, e sempre que possível, pratique com enxadristas mais experientes. Saiba perguntar/assimilar a experiência dos peritos.

Escrito pela WCM Ana Paula de Oliveira

quarta-feira, 20 de março de 2013


Enxadristas necessitam ter paciência... muita... mas poucos têm... realmente.
E no caso, a impaciência arruína seu jogo.

terça-feira, 19 de março de 2013



Tarrasch diz: "O xadrez é uma forma de produtividade intelectual, e nisso reside seu encanto peculiar (caracteristico). A produtividade intelectual é uma das maiores alegrias -se não a maior - da existência humana. Nem todas as pessoas podem escrever uma obra, ou construir uma ponte, ou mesmo contar urna boa piada.Porém no xadrez qualquer um pode, e deve, ser intelectualmente produtivo, partilhando assim de seu particular encanto. Sempre tive um delicado sentimento de piedade pelo Homem que não conhece o xadrez, da mesma forma corno sinto piedade por quem permaneceu ignorante do amor."

O xadrez, como o amor, como a música, tem o poder de tomar os Homens felizes."

Fonte: xadrezms.blog.uol.com.br


Desenho de peças de xadrez é atribuído a Leonardo da Vinci
Terra/EFE - Um pesquisador contratado pela Fondazione Palazzo Coronini Cronberg, proprietária do tratado sobre xadrez mais famoso do Renascimento, atribui a Leonardo da Vinci o desenho das seis peças do jogo que aparecem no manuscrito. A afirmação é resultado de uma pesquisa feita pelo escultor e arquiteto Franco Rocco, encarregado pela fundação de reproduzir um jogo de peças de xadrez a partir dos desenhos presentes no tratado, explicam hoje meios de comunicação locais.
Rocco afirma que os desenhos que acompanham as jogadas de xadrez do tratado “De Ludo Schacorum overo Schifanoia”, escrito pelo frei Luca Bartolomeo Pacioli, são obra de Leonardo da Vinci. As ilustrações foram uma grande novidade na época, já que, naquele tempo, era comum a utilização de letras para identificar cada uma das peças do jogo.
O escrito reproduz 140 tabuleiros e mais de 1,4 mil peças inspiradas no design desenvolvido pelo artista e inventor italiano, embora se diga que a maioria delas tenha sido reproduzida por um copista. Rocco assegura que muitos indícios sustentam sua afirmação sobre a autoria das peças, como o uso da proporção áurea nos desenhos, aplicada como fórmula para o alcance do equilíbrio e da beleza e que era uma das grandes obsessões de Da Vinci.

Fonte: xadrezms.blog.uol.com.br

Nogueira...... Olha aí suas fotos... estavam no blog sim, é que depois de certo número de postagens, ele vai pro arquivo, que fica embaixo ou do lado direito das postagens. Ok? abraço.




segunda-feira, 18 de março de 2013


14 Aspectos psicológicos que vão ajudar você no xadrez




1. Quando você cometer um erro ou imprecisão não desmoronar, seu adversário também pode cometer erros. Tente fazer as melhores jogadas no jogo.

2. O jogador fraco quando tem uma vantagem ele diz: "O jogo é ganho", o jogador com alguma experiência diz: "Há uma clara vantagem", já o professor, "agora que você precisa para começar a jogar com mais precisão do que nunca."

3. Não dê pistas aos oponentes com seus gestos e expressões faciais na posição do tabuleiro é uma informação extra que pode ajudar. Sempre coloque o rosto inexpressivo.

4. Nada de excesso, nem subestimar o adversário. Isto é, não se deve brincar e nem ter arrogância. Sempre considere o melhor movimento possível por parte dele.

5. Não faça aberturas ou tipos de jogos que você não gosta.

6. Colocar uma desculpa sempre que você perde não é bom para o seu jogo, veja e reconheça objetivamente os seus erros e fraquezas para tentar superá-los.

7. O xadrez é um jogo de paciência e lógica, tente cultivar essas virtudes.

8. No xadrez você tem que ser cuidadoso, pois o nosso adversário pode está continuamente colocando "armadilhas".

9. Para saber que tipo de jogador é seu adversário basta você criar problemas na partida.

10. A arrogância é má conselheira, sempre tentar ser objetivo sobre o jogo e sobre os seus adversários.

11. Relaxamento excessivo não é bom no xadrez, pois é um jogo de luta e esforço contínuo.

12. Tente se concentrar durante o jogo, qualquer distração pode ser decisivo.

13. Seja respeitoso com o seu adversário, mas não deixe que qualquer incorreção o incomode, seja legal e mantenha um comportamento adequado.

14. Não traia o seu tipo de jogo. Se você é um jogador agressivo, jogue de forma agressiva, se você é um jogador posicional, jogue com estilo posicional.

Fonte:http://www.7chess.com e http://clubedexadrezpeaorei.blogspot.com.br

Quero comentar um fato hilário que aconteceu ontem, no evento Open Sunyê. Era inicio da quarta rodada, começou oito e meia da manhã.... bem sei que é difícil acordar cedo... ainda mais em um domingo.
Eis que pontualmente aciono os relógios as 8:30, e muitos jogadores ainda não chegaram.
Uns dez minutos depois, chega um jogador, e apressado, se dirige à Luciene (minha esposa,ela estava me ajudando na organização e atendendo no barzinho também, vendendo salgados e refrigerantes) e com cara de espanto ele diz: Tem quibe? A luciene não entendeu.... aí o Roberto Fedrizzi vendo que um jogador chegou atrasado, indicou a mesa para ele, - Olha, sua mesa é aquela ali.... Mas ele insistiu para a luciene... - Tem quibe? Nisso, a Luciene espantada.... só balança a cabeça que sim... Já tranquilizado, o jogador agora sim presta atenção no Fedrizzi.... - O quê Fedrizzi? onde mesmo tenho que sentar? e porque tenho que mexer a peça? kkkkk
Resumo: O jogador estava mais preocupado se tinha quibe, do que o fato de chegar atrasado e não saber onde era sua mesa. Hilário. 
O que acham? coloco o nome do jogador aqui?kkkkk

XXVII OPEN GMI JAIME SUNYE NETO - 16 E 17 DE MARÇO 2013 - SEDE DO CREA-MS
Resultados 1ª. RODADA
Nº Nombre             Total  Result   Nombre              Total

 1  FERNANDO FREIRE   [0]      1:0     IGOR PEREIRA       [0] 
 2  MATHEUS GARCETT   [0]      0:1     ALEXANDRE FONTOURA [0] 
 3  MARCELO LOPES     [0]      1:0     CAMILA LEMOS       [0] 
 4  OSVALDO TURINE    [0]      0:1     JOSE NOGUEIRA      [0] 
 5  ORLANDO SILVESTRE [0]      -:+     RAFAELA DUTRA      [0] 
 6  RUAN RODRIGUES    [0]      1:0     ROBERTO FEDRIZZI   [0] 
 7  MARCELO GRALHA    [0]      1:0     ALCIDES TRENTIN JR [0] 
 8  ERIC RUBER        [0]      0:1     EDSON OSHIRO       [0] 
 9  ROGERIO CUCOLOTTO [0]     .5:.5    JANOS KAROLY       [0] 
10  JOAO RHAYUA       [0]      0:1     GUILHERME CERVI    [0] 
11  RUBENS GAZINEU    [0]      1:0     LOESTER SILVA      [0] 
12  LUCIANO ALONSO    [0]      1:0     ROBSON SOUZA       [0] 
13  MARIO GONZALES    [0]     .5:.5    GERALDO LANDRE     [0] 


Resultados 2ª. RODADA

Nº Nombre              Total  Result   Nombre             Total
 
 1  EDSON OSHIRO       [1]      0:1     FERNANDO FREIRE   [1]  
 2  ALEXANDRE FONTOURA [1]      0:1     RUBENS GAZINEU    [1]  
 3  GUILHERME CERVI    [1]      1:0     MARCELO LOPES     [1]  
 4  JOSE NOGUEIRA      [1]      0:1     RUAN RODRIGUES    [1]  
 5  RAFAELA DUTRA      [1]      0:1     MARCELO GRALHA    [1]  
 6  JANOS KAROLY       [.5]     0:1     LUCIANO ALONSO    [1]  
 7  GERALDO LANDRE     [.5]     0:1     ROGERIO CUCOLOTTO [.5] 
 8  ROBERTO FEDRIZZI   [0]      1:0     MARIO GONZALES    [.5] 
 9  ROBSON SOUZA       [0]      1:0     ERIC RUBER        [0]  
10  IGOR PEREIRA       [0]      1:0     JOAO RHAYUA       [0]  
11  ALCIDES TRENTIN JR [0]      0:1     MATHEUS GARCETT   [0]  
12  CAMILA LEMOS       [0]      1:0     RONALDO JORGE     [0]  
13  LOESTER SILVA      [0]      1:0     OSVALDO TURINE    [0]  
14  ORLANDO SILVESTRE  [0]      0:0    DESCANSO             

Resultados 3ª. RODADA

Nº Nombre             Total  Result   Nombre              Total
 
 1  FERNANDO FREIRE   [2]      0:1     RUBENS GAZINEU     [2]  
 2  MARCELO GRALHA    [2]      1:0     RUAN RODRIGUES     [2]  
 3  LUCIANO ALONSO    [2]      0:1     GUILHERME CERVI    [2]  
 4  ROGERIO CUCOLOTTO [1.5]    0:1     ALEXANDRE FONTOURA [1]  
 5  MARCELO LOPES     [1]     .5:.5    IGOR PEREIRA       [1]  
 6  MATHEUS GARCETT   [1]      1:0     JOSE NOGUEIRA      [1]  
 7  CAMILA LEMOS      [1]      0:1     ROBERTO FEDRIZZI   [1]  
 8  EDSON OSHIRO      [1]      0:1     RAFAELA DUTRA      [1]  
 9  LOESTER SILVA     [1]      0:1     ROBSON SOUZA       [1]  
10  MARIO GONZALES    [.5]     0:1     JANOS KAROLY       [.5] 
11  OSVALDO TURINE    [0]      0:1     GERALDO LANDRE     [.5] 
12  JOAO RHAYUA       [0]      0:1     ALCIDES TRENTIN JR [0]  
13  RONALDO JORGE     [0]      1:0     ERIC RUBER         [0]  
14  ORLANDO SILVESTRE [0]      0:0    DESCANSO                 

Resultados 4ª. RODADA

Nº Nombre              Total  Result   Nombre             Total
 
 1  GUILHERME CERVI    [3]     .5:.5    MARCELO GRALHA    [3]  
 2  RUBENS GAZINEU     [3]      0:1     ROBSON SOUZA      [2]  
 3  RAFAELA DUTRA      [2]      0:1     FERNANDO FREIRE   [2]  
 4  ALEXANDRE FONTOURA [2]      1:0     LUCIANO ALONSO    [2]  
 5  ROBERTO FEDRIZZI   [2]      +:-     MATHEUS GARCETT   [2]  
 6  RUAN RODRIGUES     [2]      0:1     MARCELO LOPES     [1.5]
 7  IGOR PEREIRA       [1.5]    0:1     ROGERIO CUCOLOTTO [1.5]
 8  JANOS KAROLY       [1.5]    0:1     GERALDO LANDRE    [1.5]
 9  JOSE NOGUEIRA      [1]      +:-     LOESTER SILVA     [1]  
10  RONALDO JORGE      [1]      +:-     EDSON OSHIRO      [1]  
11  ALCIDES TRENTIN JR [1]      1:0     CAMILA LEMOS      [1]  
12  ERIC RUBER         [0]      -:+     MARIO GONZALES    [.5] 
13  JOAO RHAYUA        [0]      +:-     OSVALDO TURINE    [0]  
14  ORLANDO SILVESTRE  [0]      0:0    DESCANSO                

Resultados 5ª. RODADA

Nº Nombre             Total  Result   Nombre              Total
 
 1  FERNANDO FREIRE   [3]      1:0     GUILHERME CERVI    [3.5]
 2  MARCELO GRALHA    [3.5]   .5:.5    ALEXANDRE FONTOURA [3]  
 3  ROBERTO FEDRIZZI  [3]     .5:.5    RUBENS GAZINEU     [3]  
 4  ROBSON SOUZA      [3]      1:0     ROGERIO CUCOLOTTO  [2.5]
 5  GERALDO LANDRE    [2.5]    0:1     MARCELO LOPES      [2.5]
 6  JOSE NOGUEIRA     [2]      1:0     ALCIDES TRENTIN JR [2]  
 7  RUAN RODRIGUES    [2]      1:0     MATHEUS GARCETT    [2]  
 8  LUCIANO ALONSO    [2]      0:1     RAFAELA DUTRA      [2]  
 9  RONALDO JORGE     [2]      0:1     MARIO GONZALES     [1.5]
10  JANOS KAROLY      [1.5]    0:1     IGOR PEREIRA       [1.5]
11  CAMILA LEMOS      [1]      +:-     EDSON OSHIRO       [1]  
12  ERIC RUBER        [0]      -:+     JOAO RHAYUA        [1]  
13  ORLANDO SILVESTRE [0]      0:0    DESCANSO                 
14  OSVALDO TURINE    [0]      0:0    DESCANSO                 
15  LOESTER SILVA     [1]      0:0    DESCANSO                 

domingo, 17 de março de 2013

XXVII OPEN GMI JAIME SUNYÊ NETO 2013
FESMAX | Sede do CREA-MS
Campo Grande | MS | 16 e 17 de março

Campeão: Fernando Freire Três Lagoas 

Vice-Campeão: Robson Luiz de Souza Corumbá

3o. Lugar: Marcelo Gralha Campo Grande

Local: Sede do CREA MS | Rua Sebastião Taveira, 272 | Bairro Monte Castelo | Campo Grande | MS

(Pres. CREA-MS Jary Castro - Pres. FESMAX Orlando Silvestre Filho - Pres. C. X. Capablanca Roberto Senatore Fedrizzi - Pres. CXCG Marcelo Lopes - A.G. FESMAX Danny Ramirez Davalos - VP Tec FESMAX Nazir Ahemede Salim)



Como é bom ganhar, não é mesmo? essa alegria serve de incentivo para todos os iniciantes.... e participantes... para que continuem se esforçando no nobre esporte.... avante! sempre! Parabéns aos ganhadores e a todos que participaram.

Segundo e último dia do evento. Sunyê 2013 no CREA - 17-03-13

Jary Castro, Fedrizzi, Danny


Os campeões, mas em ordem decrescente da esq para direita. No xadrez, o normal é o Campeão no meio, o segundo lugar à direita e o terceiro à esquerda. Mas aqui, eles montaram essa configuração, e a fotógrafa não reparou no erro.

Gralha 3°, Robson 2° e Freire 1°

Jary Castro faz entrega do troféu ao Campeão



Danny Dávalos entrega o troféu ao Segundo Colocado


Marcelo Lopes entrega o troféu ao Terceiro Colocado


4° Lugar Rubens Gazineu

5° Lugar Guilherme Cervi


6° Lugar Alexandre Fontoura

Melhor Feminino Rafaela Dutra

Medalha de Reconhecimento, a Jary Castro

Janos e Igor

Ruan e Matheus

Luciano e Rafaela

Geraldo e Lopes

Robson e Rogério


Fedrizzi e Gazineu

Freire e Cervi

Gralha e Fontoura

João Rhayua e Nazir 

Trio parada dura

Cervi e Gralha que fizeram uma partida emocionante


Alcides e Camila

Igor e Rogério

Janos e Geraldo

Ruan e Marcelo

Casal 10

Fontoura e Luciano

Rubens e Robson


Primeiro dia do Torneio - 16-03-13 Sede do CREA
Começando o evento


José Nogueira, Marcelo Gralha, Marcelo Lopes, Roberto Fedrizzi, Jary Castro, Danny Dávalos





Entrega do Artesanato alusivo ao evento e em forma de agradecimento, ao Sr. Jary Castro








Fernando Freire e Igor Vilela

Osvaldo Turine e José Nogueira

Marcelo Lopes e Camila Lemos

Visão aérea do evento

Matheus Garcett e Alexandre Fontoura


Ruan Rodrigues e Roberto Fedrizzi

Marcelo Gralha e Alcides Trentin Jr.

Rubens Gazineu e Loester Silva

Luciano Alonso e Robson Souza

Eric Ruber e Edson Oshiro

Premiação

Oshiro e Freire



Nogueira e Ruan

Guilherme Cervi e Lopes

Rafaela Dutra e Gralha


Janos e Luciano

Geraldo Landre e Rogério Cucolotto

Robso e Eric

Fedrizzi e Mario Gonzales

Igor Vilela e Matheus Garcett

Camila e Ronaldo Jorge

Loester e Turine

Trentin e Matheus

Luciene Ramirez e Lydiane

Gralha e Ruan

Freire e Rubens Gazineu



Camila e Fedrizzi

Luciano e Guilherme

Fedrizzi, Munier Abrão e Esposa


Loester e Robson



Fontoura e Gazineu