Pesquisar este blog

sábado, 24 de agosto de 2013

CSX e o trabalho realizado no estado de MS em prol do Xadrez


CLUBE SUL MATO-GROSSENSE DE XADREZ TEM O MÉRITO DO TRABALHO EM PROL DO XADREZ, NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL.

Texto do Prof. e Árbitro CBX Ângelo Mendonça de Souza - Copiado do Facebook


Um dia éramos apenas um grupo de entusiastas que só queríamos uma boa tarde jogando xadrez com os amigos, vendo as capivaradas dos outros e tudo mais.

Mas esses encontros regados a xadrez e questionamento sobre o porque o xadrez do MS não tinha uma organização ou uma estrutura digna do nosso esporte/lazer/cultura/distração ou seja lá o que cada um buscava.

Então resolvemos nos organizar de forma amadora e conseguimos um espaço no Paulo VI, uma sala no oratório que funciona desde 2009 todos os sábados a partir das 14h, aberta ao público e grátis.

Mas esse amadorismo cada vez mais foi tomado de vontade de fazer alguma coisa ou algo que realmente levantasse o xadrez em Campo Grande e no MS.

Encontramos outros parceiros de Maracajú, o Mário Gonzales, incansável entusiasta, Augusto Samaniego de Corumbá, organizador CBX , técnico e Árbitro Regional pela Confederação Brasileira de Xadrez - CBX, Profª. Cirilo de Três Lagoas, César Leon que dá aula em Sidrolândia e muitos outros que apoiam indiretamente o nossos eventos e abrilhantam com suas participações e nos prestigiando.

Hoje somos uma entidade jurídica de fato e de direito denominada Clube Sul-Matogrossense de Xadrez.

Contamos com mais parceiros ainda, Carlos Marum e Marinho Cogo incansáveis com nossos projetos e ideias, nunca disseram um não se quer aos nossos eventos e tudo mais que fazemos pelo e para o xadrez.

Este ano de 2013 em especial foi o ano dito "D" para nós, pois todo trabalho realizado, todas as sementes plantadas até então, estão dando seus frutos.

Hoje, em agradecimento especial ao A.R. Augusto Samaniego e Mário Gonzales sou Árbitro CBX e caminhando rumo ao meu Título de Árbitro Regional e Organizador CBX.

Hoje já temos uma marca no xadrez do MS que são os Torneios de ranqueamento Nacional pela CBX e muito próximos de também fazer o mesmo trabalho para o ranqueamento Internacional pela Federação Internacional de Xadrez - FIDE.

Ainda temos muito para fazer e muito mais ainda para semear.

Mas estamos muito felizes pelo despertar que tudo isso causou no xadrez da nossa Capital Morena e que isso também já está refletindo em nosso Estado.

O professor, técnico, organizardor da empresa Caissa Eventos e Árbitro CBX Danny Dávalos, juntamente com Roberto Fedrizzi e Marcelo Lopes estão também juntos no mesmo objetivo de elevar o nível técnico do xadrez e democratizar ainda mais o nosso xadrez.

Eu, Angelo Mendonça de Souza, que escrevo, estou feliz por tudo isso que está acontecendo e mais ainda pelo que está a acontecer.

O xadrez do MS rumo a um Novo Tempo, o que antes estava esquecido e hoje está reacendido, cada vez brilhando mais e mais em nossa cidade.

Espero que todo orgulho ou sombra de vaidade fique bem longe desse tempo que estamos vivendo e que venhamos, JUNTOS, fazer o que muito antes já deveria ter sido feito:

PROMOVER O XADREZ INDISTINTAMENTE a todos os lugares da nossa cidade.

Parabéns a todos que fazem parte desse novo tempo, parabéns a todos que nunca desistiram e nunca desacreditaram que esse dia iria chegar.

Fomos por muitos desacreditados como apenas uma onda passageira, mas hoje somos reconhecidos como parte de quem realmente faz acontecer o xadrez como deve ser feito.

Equipe CSX Kleber, Geraldo, Leandro, Rubens, Ruan Leandro Dantas, Janos, Oseias e muitos outros jogadores.

Prof. e Árbitro CBX Angelo M. de Souz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pois é... a democracia existe em alguns pontos... aqui você pode deixar seu comentário, sua sugestão, sua opinião, sua crítica. Participe!