Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de março de 2013


(Tomei a liberdade de re-escrever o texto no Word, para que fique mais legível, mas não alterei nada. Está rigorosamente como o texto divulgado pelo Clube)



1° Torneio Temático do Clube Sul-Matogrossense de Xadrez
Abertura Espanhola ou Ruy López, Sistema Moeller

Lances: Somente os jogadores de brancas deverão fazer os 4 primeiros lances de acordo com o proposto abaixo e a partir destes lances as pretas tem 4° lance a seu critério.

Linha principal para todos os participantes:
1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bb5 a6 4.Ba4 (Sistema Moeller).
Algumas sugestões para estudo em Espanhol com a colaboração do Rubens Gazineu.
4...b5 5.Ab3 Ca5 (Defensa Noruega) 4...Ac5 (Defensa Clássica diferida)
4...d6 (Defensa Steinitz Diferida)  4.... f5(Defensa Schliemann diferida)
4... Cf6 5.0-0 b5 6.Ab3 Ab7 (Defensa Arcángel) 4... Cf6 5.0-0 Ac5 (Defensa Muller)  4... Cf6 5.0-0 d6 (Defesa Russa)  4... Cf6 5.0-0 Cxe4 (variante abierta)  4... Cf6 5.0-0 Ae7 (variante cerrada)

A seguir segue o link de uma descrição bem estruturada sobre a abertura espanhola, evidentemente em espanhol, que está mais completa. HTTP://es.wikipedia.org/wiki/Apertura.espa

Local: Clube Sul-Matogrossense de Xadrez, fica no Salesiano Paulo VI – Obra Social VI – Rua Manoel Ferreira, 171 – Santo Antônio – Campo Grande – MS (HTTP://goo.gl/maps/0kLrV)

Data: 06-04-2013 a partir das 14:30 para Congresso Técnico e observações pertinentes. As rodadas e o tempo para reflexão serão determinadas de acordo com o número participantes e o Sistema é o velho de sempre Swissperfect.

Custo: FREE não paga nada e não temos premiação. Aqui jogamos pelo prazer e congraçamento entre os jogadores/amantes do xadrez.

Outras informações entre na nossa página HTTPS://www.facebook.com/ClubeSulmatogrossensedexadrez e deixe a sua ideia, sugestões e contribua com o xadrez do MS.



(Achei de bem colocar também estes links, para quem quiser olhar. http://pt.wikipedia.org/wiki/Abertura_espanhola   Wikipedia em português. E este, do blog Ajedrez Canario, onde tem vários livros para downloads, de aberturas e finais. Todos em Espanhol : http://ajedrezcanario.blogspot.com.es/2013/03/aperturas_7.html )http://ajedrezcanario.blogspot.com.es/2013/03/aperturas_7.html

Danny Dávalos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pois é... a democracia existe em alguns pontos... aqui você pode deixar seu comentário, sua sugestão, sua opinião, sua crítica. Participe!